

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
CONTATO: (084) 9120-5749


A fisioterapia respiratória utiliza um conjunto de técnicas manuais tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação, promover reexpansão pulmonar, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.
Serviços:
-
Tratamento de asma, bronquite, sinusite, rinite, pneumonias, enfisemas dentre outras, através de recursos manuais (manobras de higienização bronquica: tapotagem, drenagem postural, vibrocompressão); nebolização; treinos respiratórios; exercicios respiratórios; avaliações respiratórias; aspirações; fortalecimento muscular;
Técnicas
São utilizadas manobras de higiene brônquica (drenagem postural, percussão ou tapotagem, compressão torácica e aspiração), manobras de reexpansão pulmonar e também alguns recursos fisioterapêuticos como respiração com pressão positiva intermitente ( RPPI ), pressão expiratória positiva ( PEP ), oscilação oral de alta frequência ( Flutter, Shaker ), além de exercícios respiratórios.
As manobras manuais melhoram a mobilização das secreções pulmonares, propiciando maior expectoração, melhora da complacência pulmonar e melhora da troca gasosa. Ou seja, melhor oxigenação e diminuição da falta de ar.
O tratamento não envolve nenhum tipo de medicamento. Constam apenas de técnicas manuais, que beneficiam muitas pessoas. Estudos científicos a nível mundial comprovam a eficácia das técnicas de fisioterapia respiratória.














Recursos manuais
-
Tapotagem:
-
ajuda no desgaramento das secreções retidas tornando mais facil sua remoção, tosse ou aspiração;
-
Vibração:
-
movimentação da secreção em direção às VA centrais durante a expiração;
-
Tosse assistida:
utilizada em pacientes com dificuldade de tossir, ela é executada pelo auxilio do fisioterapeuta no momento da tosse.
Exercicios respiratórios
Objetivo:
-
Restaurar o padrão respiratório
-
Controlar a respiração
-
Potencializar a mobilização de secreções
-
Expansão pulmonar
-
Melhorar força e endurance
-
Aumentar volume corrente
-
Promover relaxamento
















Aspiração
Procedimento técnico, invasivo, realizado por profissional habilitado, visando a remoção de secreção pulmonar acumulada em vias aéreas. Pode ser realizada de 3 formas, dependendo do nível em que a secreção se encontra, como também da via de acesso favorável para o procedimento, podendo ser orotraqueal, nasotraqueal ou via cânula de traqueostomia
O procedimento, contrário ao que algumas pessoas imaginam, é indolor, respeitando os critérios necessários. O que ocorre normalmente é a sensação de engasgo durante o procedimento, comum, devido ao estimulo da sonda de aspiração, mas perfeitamente tolerável. Trata-se de um procedimento seguro e eficiente, proporcionando alivio e bem estar ao paciente secretivo.
Objetivos:
Remover secreções traqueobrônquicas e orofaríngeas, de difícil expectoração ou em pacientes com tosse ineficaz, favorecendo a permeabilidade das vias aéreas e conseqüente melhora da ventilação pulmonar.